Colchões Ortopédicos

Os colchões ortopédicos são sinónimo de saúde e bem-estar, têm propriedades terapêuticas que reduzem problemas de coluna vertebral e dores musculares, são muitas vezes altamente recomendados para pessoas que sofrem de mobilidade reduzida, dores musculares e dores lombares graves.

 São cada vez mais utilizados no mercado, no seu início os colchões ortopédicos eram recomendados para idosos e costumavam ser utilizados principalmente em geriatria, mas graças aos seus benefícios para a saúde, este tipo de colchões são cada vez mais utilizados e recomendados pelos traumatologistas para todo o tipo de dorminhocos, conseguindo melhorar a qualidade das restantes pessoas que dormem neste tipo de colchões.

Quais são as suas principais características?

 Os colchões ortopédicos partilham uma série de qualidades especiais para melhorar a saúde de quem neles dorme:

 Melhoram a circulação

 Estes colchões nasceram para servir hospitais e geriatria, razão pela qual exercem uma pressão ideal sobre os pontos de pressão das costas, melhorando a circulação especialmente na zona lombar ou lombar, criando um “efeito de massagem” ideal para eliminar a dor e o desconforto todas as noites em repouso.

Durabilidade

 Sendo de uma firmeza superior à convencional, estes colchões têm uma vida útil muito mais longa do que os colchões convencionais. Normalmente duram de 8 a 12 anos, mantendo em perfeitas condições todas as suas propriedades benéficas para a saúde.

Reduz as dores lombares 

 Como já dissemos, os ortopedistas em repouso prestam especial atenção aos pontos de pressão dos adormecidos, maximizando assim a adaptabilidade às diferentes partes do corpo através da redução do desconforto nas áreas de 

  • Voltar 
  • Nuca 
  • Cervicals

 Independência das camas

 Algo altamente recomendado para as pessoas que partilham uma cama, evitando assim que os movimentos de uma pessoa quebrem o resto do seu companheiro.

 Alta adaptabilidade

Este tipo de colchão aprende ao longo dos meses que são os pontos de pressão do corpo e das costas, adaptando-se ao contorno das costas para corrigir a sua postura e assim reduzir o stress e as dores musculares.

 Quais são os benefícios dos colchões ortopédicos?

 Estes colchões terapêuticos permitem-nos melhorar a nossa saúde e ganhar em qualidade de vida graças a

  • Reduzir a dor nas articulações.
  • Melhoram a circulação sanguínea.
  • Reduz as dores nas costas e nos músculos graças aos diferentes pontos de pressão do “efeito massagem” que distribuem o peso do corpo no colchão.
  • Eliminam as tensões musculares.
  • Garantem uma postura correcta na coluna vertebral.
  • Eles suportam perfeitamente o peso das pessoas.
  • Melhoram o nível de conforto graças à sua elevada densidade.
  • Estão equipados com tratamentos, anti-mite e anti-alérgicos, hipoalergénicos, anti-estáticos, anti-moldes e anti-fungos, melhorando assim o seu descanso, a sua saúde e com isso a qualidade da sua vida. 

Desvantagens dos colchões terapêuticos?

 

  • Este tipo de colchões tem normalmente poucas desvantagens, mas terá de os conhecer antes de efectuar qualquer compra:
  •  São normalmente muito espessas: Isto porque no interior encontramos uma alta densidade de espuma de HR.
  • O preço é mais caro que um colchão normal: o seu custo pode aumentar até 40% em comparação com outros tipos de colchões. 
  • Baixa fiabilidade: Existem muitas marcas de colchões que não possuem qualquer tipo de certificado médico, antes de escolher qualquer modelo certifique-se de que possuem um certificado médico.
  • Dureza elevada: a maioria das pessoas prefere descansar num colchão duro, de qualquer forma, se este não for o seu caso, terá de considerar a opção de adicionar um topper ou overmattress para maximizar o seu conforto.

Que tipos de colchões ortopédicos pode encontrar?

 Como pode imaginar, existem muitos colchões ortopédicos, cada um com núcleos diferentes, camadas de conforto, almofadas, alturas, densidades… Em Vamos mostrar-lhe os tipos de colchões terapêuticos mais importantes que pode encontrar:

 Colchões ortopédicos viscográficos

 Actualmente, a viscografia é um material pouco conhecido em Portugal. Na Dagostino Home, trabalhamos com este material terapêutico há muitos anos. 

 Viscografeno é uma mistura entre viscoelástico e grafeno, um material que tem benefícios para a saúde, tais como

  • Alta respirabilidade
  • Adaptabilidade profunda aos contornos do corpo
  • Propriedades termorreguladoras.

 A todas estas propriedades que o viscógrafo tem, temos de acrescentar uma característica especial dos colchões ortopédicos viscográficos da Dagostino Home, ou seja, que os colchões ortopédicos e terapêuticos da Dagostino Home com viscógrafo, foram submetidos a um tratamento de ionização, um tratamento que ajuda a reduzir o stress e a insónia noite após noite.

 É por isso que dentro da nossa gama de colchões ortopédicos, os colchões viscográficos são os mais recomendados para pessoas com problemas de costas e articulações.

 Qual é o modelo de colchão que os nossos clientes mais procuram?

 Sem dúvida, o colchão de viscografas da Califórnia é o colchão preferido de todos os nossos clientes.

É um colchão de 30 centímetros de altura que foi concebido por uma equipa profissional de ortopedistas e tem uma camada de grafite ionizada que elimina e reduz as dores nas costas, a sua firmeza é do tipo médio-alto. 

 Quando começar a descansar sobre um colchão de vicografeno, não vai querer trocá-lo por nada.

 Colchões terapêuticos viscoelásticos

 A viscoelástica ortopédica caracteriza-se por trazer para outro nível de conforto a adaptabilidade do colchão, adaptando-se a cada curva do corpo e reduzindo os problemas decorrentes de qualquer desconforto muscular ou dorsal (especialmente desconforto na parte inferior das costas). 

Que modelo ortopédico viscoelástico dá melhores resultados?

 Sem dúvida, o colchão Firenza vai dar-lhe resultados espectaculares. A sua altura de 25 cm e a sua combinação única de materiais é um verdadeiro trabalho de engenharia de repouso.

 Colchões para camas articuladas

 Chega uma altura em que queremos levar o conforto do nosso descanso ao mais alto nível, mas este tipo de colchão ortopédico articulado é altamente recomendado especialmente para pessoas com problemas de mobilidade reduzida, porque com um colchão ortopédico e uma cama articulada, a autonomia é melhorada e as afecções do corpo são aliviadas.

 Na Dagostino Home fabricamos colchões ortopédicos articulados que não têm mais de 20 cm de altura, garantindo assim uma elevada flexibilidade com o movimento da cama articulada e uma melhor adaptabilidade de todas as camadas de conforto.do colchão.

 O colchão terapêutico articulado Luna 20 cm de altura é uma óptima opção que se caracteriza pelo seu conforto acolchoado visco fresh gel, que melhora a respirabilidade, higiene e durabilidade do colchão.

 Colchões de molas ortopédicos ensacados 

 

Os colchões ortopédicos de molas de bolso caracterizam-se por suportar distribuir o peso das costas de uma forma total, além de oferecerem uma maior firmeza do que outros materiais podem oferecer.

 Os colchões de molas terapêuticas têm uma propriedade especial que consiste em que cada mola actua de forma independente, trabalhando desta forma como um todo em harmonia e dando uma estabilidade imbatível com cada movimento do corpo.

 Isto é possível graças ao facto de cada mola (feita de titânio, um material que melhora a durabilidade do colchão) ser ensacado individualmente em sacos de linho fino, um material altamente respirável e hipoalergénico.

 O colchão ortopédico Madrid de 32 cm é sem dúvida a melhor opção para desfrutar de um descanso de máxima qualidade, este colchão foi criado através da mistura dos melhores materiais. 

  • Viscógrafeno ionizado antiestresante e antiespasmódico
  • Látex natural
  • Núcleo de mola ensacado em titânio.

 Este colchão fará do seu descanso todas as noites uma verdadeira experiência de 5 estrelas.

 Colchão anti-verniz

 Este tipo de colchão é recomendado especialmente para idosos e pessoas com problemas de circulação ou neurológicos que necessitam de se deitar numa cama durante longos períodos de tempo.

 Utilizando-as, evitaremos o aparecimento de feridas ou úlceras na pele produzidas por pressão externa sobre algum tipo de osso, que podem causar desconforto grave e problemas de saúde.

 Dicas para escolher um bom colchão que reduza os seus problemas de costas

 Agora que tem um pouco mais de informação de qualidade sobre o que são colchões ortopédicos, vamos dar-lhe uma série de dicas para que possa descobrir os aspectos fundamentais a ter em conta antes de seleccionar um colchão ortopédico:

Altura

este aspecto é muito importante, porque se escolhermos a altura errada, o nosso descanso será perturbado para não podermos desfrutar ao máximo do nosso novo colchão ortopédico.Não recomendamos colchões ortopédicos articulados com mais de 20 centímetros, uma vez que colchões articulados acima destas espessuras podem acabar por causar danos nas ripas da sua base articulada. 

Dureza

Se sofre de problemas de costas é sempre melhor optar por um colchão alto ou duro e firme. O mais importante antes de tomar uma decisão é consultar o seu médico de família, um ortopedista ou um cirurgião ortopédico, pois serão eles os encarregados de analisar minuciosamente as suas costas. Para saber quais são realmente as suas necessidades.

 Os ortopedistas e traumatologistas da Dagostino Home normalmente recomendam uma firmeza média a alta para pessoas com mais de 50 anos e uma firmeza alta para pessoas com mais de 65 anos. No caso de dores nas costas, os médicos recomendam sempre um colchão ortopédico duro.

 Tratamentos higiénicos

Se procura um colchão ortopédico duro, certamente é porque para si a saúde é o mais importante. Se assim for, é muito importante que tenha um colchão com tratamento antiácaros, anti-fungos e hipoalergénico, anti-fúngico, anti-humidade e anti-bacteriano, não só para o nosso descanso, mas também para o nosso bem-estar.

 Peso

Se sofrer de excesso de peso e estiver à procura de um colchão ortopédico deve seguir as seguintes recomendações

 

  • Opte por um colchão grosso: Um colchão com estas características dar-lhe-á o apoio e a firmeza necessários para um descanso de qualidade, o melhor é optar por uma espessura de pelo menos 25 cm.É melhor optar por um modelo de molas ensacadas: uma vez que este material suporta melhor e oferece-lhe maior conforto e durabilidade durante a noite.
  •  Conforto: Leve o seu tempo a encontrar um colchão cujos materiais de conforto lhe garantam um descanso perfeito e uma primeira recepção suave para oferecer ao seu corpo um tratamento delicado.
  •  Durabilidade: Um colchão é um investimento elevado, por isso temos de garantir que levamos para casa um modelo que nos irá acompanhar noite após noite durante muitos anos.
  •  Respirabilidade: Esta última característica está relacionada com a durabilidade e higiene do colchão, além disso, se sofrer de excesso de peso, ter um colchão respirável será muito conveniente para si.

 Este tipo de colchão terapêutico facilita a passagem de ar no interior, ajudando a prevenir o aparecimento de maus odores e aumentando em muito a durabilidade do colchão.

 Que manutenção é necessária para os colchões ortopédicos?

 Uma vez escolhido o melhor colchão ortopédico para as suas necessidades, o que mais lhe recomendamos é que siga estes simples passos e desta forma poderá aumentar a sua durabilidade e propriedades durante mais anos, bem como desfrutar de um colchão em 

  • Areje o colchão todos os dias durante pelo menos 10-15 minutos, isto fará com que o ar limpo e fresco entre no colchão, purificando-o e deixando-o pronto para a noite.
  •  Aspirar o colchão uma vez de duas em duas semanas: Isto irá remover qualquer poeira que possa ter ficado na superfície, outra opção é utilizar uma cobertura de colchão lavável e assim evitar esta manutenção do colchão ortopédico.
  •  Lave os seus lençóis pelo menos uma vez por semana. Para além dos problemas de higiene, à hora de dormir, o cheiro limpo irá relaxá-lo e facilitar o adormecimento.
  •  Vire o colchão pelo menos uma vez por ano, não só por razões higiénicas, mas também para criar um ambiente ideal para o seu descanso quando o colchão tem uma cara de Verão.
  •  Utilizar uma capa de colchão ou protector: Isto dará uma protecção extra, evitando assim que o colchão ortopédico se deteriore devido à queda de líquidos.

Conclusão

Os colchões ortopédicos são uma excelente opção para as pessoas que sofrem de dores nas costas ou de qualquer doença muscular. São muito confortáveis e trazem múltiplos benefícios, tais como melhorar a circulação sanguínea, prevenir possíveis desvios nas costas, reduzir a dor e o stress muscular.